terça-feira, 12 de agosto de 2008

Sul de Santa Catarina - Atividade agrícola

A economia do estado de Santa Catarina baseia-se na atividade industrial, no extrativismo de minérios e na agropecuária, sendo bem distribuída a participação na economia, de todos os setores.
Falando apenas do setor agroindustrial, ele funciona de forma integrada, com o fornecimento do pacote tecnológico por parte da indústria (animais selecionados, ração e assistência técnica), em troca da exclusividade para a compra do produto dos agricultores. Esse processo vem garantindo a capacidade competitiva da agroindústria de Santa Catarina diante das maiores indústrias do mundo no setor agropecuário, especialmente na comercialização de aves e suínos. A produção agrícola ocupa 25 % da área total do estado de Santa Catarina, ali encontrando-se também uma das maiores concentrações de granjas avícolas do mundo.

O setor industrial caracteriza-se pela diversificação. Nenhuma área da indústria participa com mais de 20 % do produto interno bruto do estado, o que propicia certa regularidade no crescimento econômico, evitando períodos de alternância entre crescimento e estagnação. As indústrias de maior expressão encontram-se no setor agroindustrial, metal mecânico, têxtil, de cerâmica, de máquinas e equipamentos, e eletroeletrônico. No entanto, é significativa também a produção de artigos de plástico e móveis em madeira de pinho.

Redigido por Danielle Caroline Eberle



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial